Os corpos dos dois filhos e de um neto de Saddam Hussein foram exumados e enterrados nas proximidades do túmulo do ex-presidente em sua cidade natal ao norte de Bagdá. Os filhos de Saddam, Odai, aos 39 anos, e Qusai, aos 37, e seu neto Mustafa, aos 14, foram mortos em 22 de julho de 2003 em confronto com tropas dos Estados Unidos na cidade nortista de Mossul, e estavam enterrados no principal cemitério tribal de Tikrit, 130 km ao norte da capital.

continua após a publicidade

Mas líderes sunitas da tribo de Saddam decidiram levar os restos mortais ontem para o jardim do complexo no qual jaz o corpo do deposto líder, enforcado em 30 de dezembro. O corpo de Saddam foi enterrado no dia seguinte num túmulo escavado num piso interior de um prédio que havia sido construído para eventos religiosos. "Queríamos colocar os corpos da família Saddam em um único local", explicou Thaer Ismael, da tribo de Saddam.

O chefe tribal Ali al-Nida e três outros parentes acompanharam os corpos durante a transferência em três carros do cemitério cerca de dois quilômetros do prédio onde o corpo de Saddam está enterrado. Os três corpos foram sepultados no jardim perto dos túmulos do meio-irmão de Saddam e antigo chefe de inteligência Barzan Ibrahim e de Awad Hamed al-Bandar, ex-chefe do Tribunal Revolucionário do Iraque, que também foram enforcados em janeiro pela morte de 148 xiitas na cidade de Dujail em 1982.

Os cinco túmulos foram cobertos com bandeiras do Iraque enquanto pessoas rezavam na frente deles durante a celebração em Ouja, perto do local onde Saddam foi capturado por tropas americanas em dezembro de 2003.

continua após a publicidade