São Paulo – Depois do pecado vem sempre o arrependimento. Na hora da festa todo mundo esquece regimes e dietas light. Dificilmente alguém resiste àquelas mesas com frutas da época, carnes assadas, vinhos, enfim, uma ceia sempre rica em calorias, com pratos "importados" de países onde faz frio nesse período do ano. Alguns, na ânsia de experimentar tudo acabam se dando mal. Outros têm a situação um pouco pior, porque além de ingerir comida em excesso, consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas. E aí, o que fazer no dia seguinte? Será que existe receita milagrosa?

continua após a publicidade

Os profissionais da área de nutrição são enfáticos ao dizer que o ideal é não abusar. O difícil é convencer as pessoas a não provarem todas as delícias postas à mesa ou a não repetirem uma receita saborosa. "Não se deve pensar em comer muito para, no dia seguinte, fazer uma desintoxicação", adverte Cláudia Teixeira, nutricionista do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ela sabe, no entanto, que quase ninguém segue essa orientação e diz que, no dia seguinte ao exagero, é importante diminuir a ingestão de comidas gordurosas e se preocupar bastante com a hidratação do organismo.

As ceias natalinas trazem pratos como o pernil e frutas secas, a exemplo das nozes e castanhas, ricas em gordura, que prejudicam o processo de digestão do organismo. Desta forma, um bom remédio são os chás digestivos ou sucos de frutas. Uma dica passada por Cláudia é o suco de limão com capim cidreira. Segundo ela, o limão auxilia no processo de hidratação do organismo, enquanto o capim cidreira cuida da digestão. A receita é fácil. Basta bater o limão (com a casca), o capim (4 folhas para 200 ml de água) e gelo no liquidificador. Depois de batido, coar e adoçar. O mel é bem-vindo nessa hora.

Chá e água de coco

continua após a publicidade

Para quem além das comidas também ingere boas doses de bebidas alcoólicas, a hidratação é fundamental. "Nesses casos, água de coco e chá verde ajudam bastante", recomenda Cláudia. A água de coco é rica em minerais e seu consumo vai repor as perdas causadas pela bebida alcoólica. Aos desavisados, jejum no dia seguinte é terminantemente proibido, isso deixa a pessoa indisposta. O consumo de açúcar deverá ser bem reduzido, assim como as frutas secas (nozes, castanha, avelã). A alimentação deverá ser de baixa caloria. Todas as frutas são indicadas ao longo do dia; quanto mais fibra melhor. Isso interfere na ação intestinal.

A nutricionista do Hospital das Clínicas também enumera alguns procedimentos que podem ser seguidos para quem realmente cometer o pecado da gula. "No dia seguinte, a alimentação deve ser leve e fracionada", afirma.

continua após a publicidade