O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná foi reconhecido com premiação internacional até então inédita para o Brasil. Trata-se do prêmio “Bombero de Oro”, dado à corporação pela produção do cd-rom “Fundamentos de Combate a Incêndio”, considerado pela organização do evento o melhor programa multimídia de formação para o trabalho. Além disso, também será entegue menção honrosa para o trabalho “Atendimento Pré-Hospitalar”, na mesma categoria.
Os dois projetos foram desenvolvidos pelo major Gilberto Martins e pelo tenente Paulo César Moreira. Eles estiveram na cidade de Badajoz, na Espanha, para receber a premiação. “Buscamos fazer algo que pudesse ser repassado a todos os interessados, sem custos e sem qualquer tipo de restrição”, comentou o major Gilberto. Os dois kits, com oito CD’s cada, trazem, em linguagem acessível a todos, não apenas a profissionais da área, os procedimentos que devem ser adotados no atendimento a uma ocorrência que necessite da atuação do Corpo de Bombeiros e em casos de atendimento pré-hospitalar. A intenção agora é fazer com que as informações sejam repassadas ao maior número de pessoas possível, como uma forma de orientar sobre os passos a seguir na hora de uma emergência.
Nesta terça-feira, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antonio Pancotti, recebeu o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Mario Yoshio Wako, além do major Gilberto e do tenente Moreira, que foram ao Quartel do Comando Geral da PM, em Curitiba, para entregar uma cópia de cada um dos kits apresentados. Eles também levaram o troféu recebido na Espanha. “Esse reconhecimento é importante pois o Paraná servirá mais uma vez de modelo para o Brasil em ações de segurança pública”, disse o coronel Pancotti ao cumprimentar os oficiais pelo trabalho e pela premiação recebida.