Pela primeira vez em 92 anos, o Corpo de Bombeiros do Paraná vai aceitar inscrições de mulheres. Elas vão poder concorrer a 18 das 293 vagas que estão sendo oferecidas para o próximo concurso. Outras duas vagas serão destinadas a mulheres afro-descendentes e mais 28 para homens afro-descendentes. As inscrições serão aceitas até o dia 30 e podem ser feitas pelo site www.nc.ufpr.br.

“É uma grande ruptura”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. “Simboliza a transformação ideológica, de método e na forma de fazer segurança pública.” Segundo o sub-comandante da corporação, coronel Almir Porcides, a experiência feita no litoral do Paraná com guardas-vidas civis femininas fez com que a mentalidade fosse mudada. “Como a Polícia Militar tem uma guarda feminina foi instituído também no Corpo de Bombeiros”, disse.

O concurso terá prova escrita em 17 de outubro, e, posteriormente, exames de saúde, psicopatológico e aptidão física. Os aprovados passarão por um treinamento com duração de nove meses, podendo então serem designados para as diversas unidades do Corpo de Bombeiros no Estado. O salário inicial de um aluno-soldado é de R$ 500,00. Concluindo o curso e com aproveitamento em todas as disciplinas o valor dobra.
continua após a publicidade

continua após a publicidade