O Coritiba conseguiu na tarde deste sábado (26) cumprir parte do seu objetivo na difícil caminhada rumo à primeira divisão. Com a vitória "suada" de 2 a 1 sobre o Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Coxa fecha o primeiro turno na liderança do Campeonato Brasileiro da série B. Com os três pontos conquistados nesta tarde, o Verdão chegou aos 35 pontos na tabela de classificação, ao lado do Naútico. Só que com um saldo de gol maior que os pernambucanos -10 contra 7-, a equipe paranaense fecha as 19 rodadas da primeira fase como o título de campeão "simbólico".
Apesar de jogar muito mal na primeira etapa, e sofrer um gol logo aos 11 minutos, o time de Paulo Bonamigo voltou diferente para a etapa complementar, e, ajudado pela torcida, conseguiu virar o marcador na base da raça e determinação. A vitória também permitiu ao alviverde quebrar um jejum de mais de três meses sem vitória fora de casa ? a última aconteceu no dia 20 de maio, quando venceu o São Raimundo, em Manaus.
O primeiro tempo do Coritiba foi totalmente apático, chegando a irritar a grande torcida do Coritiba que invadiu Florianópolis. Aproveitando a sonolência do time paranaense, o Avaí surpreendeu o Coxa no início do jogo e abriu o placar aos 11 minutos. Depois do cruzamento na área, o goleiro Artur saiu mal do gol e acabou batendo roupa. A bola sobrou limpa para Sandro Silva, que se jogou na área e ganhou a penalidade. Na cobrança, o zagueiro Edmilson bateu no cantinho, e abriu o placar na Ressacada.
Impurado pela torcida, o Coritiba tentou reagir, mas pecava na articulação das jogadas, e quase não criou perigo durante a etapa inicial. As melhores oportunidades de gol foram dos catarinenses, que quase ampliaram após falha de Márcio Egídio. O zagueiro perdeu a bola na frente da área e na seqüência da jogada o meia Marquinhos só rolou para o chute cruzado do lateral Emanuel. A bola levou perigo ao gol coxa-branca.
No final do primeiro tempo, o jogo ficou nervoso, com muitas faltas duras. Aos 37 minutos, Pedro Ayub deixou a perna em Guilherme, e foi expulso. Ao invés de aproveitar o momento, o Coritiba não conseguiu se arrumar em campo, e aos 40 minutos perdeu o meia Guilherme, que deixou o cotovelo em Marquinhos. Bastante pressionado pelos atletas do Avaí, o juíz expulsou o jogador alviverde.
Na segunda etapa, o Coritiba foi com tudo para cima do Avaí e passou a pressionar desde o início. Articulando as jogadas de ataque com mais velocidade e objetividade, o gol era questão de tempo. Aos 11 minutos, em cobrança de falta na lateral, Ricardinho cruzou e o zagueiro Henrique bateu de primeira. A bola passou perto do gol de Adinan. Aos 13 minutos foi a vez do Avaí levar perigo. O lateral Michel chutou forte de fora da área e Artur bateu roupa outra vez. Sorte do Coritiba que ninguém do Avaí aproveitou.
Precisando dar maior movimentação no ataque, o técnico Paulo Bonamigo sacou o atacante Jefférson e colocou William. A mexida surtiu efeito e o alviverde foi pressionando o Avaí. Aos 21 minuotos, Luis Paulo cruzou na área, Adinan tirou de soco e Eanes, de primeira, bateu forte. Nosusto, o goleiro do Avaí salvou o gol de empate.
Melhor em campo, o empate veio numa cobrança de falta. Numa jogada ensaiada com Ricardinho, o volante Cristian bateu muito bem, sobre a barreira, no cantinho esquerdo de Adinan. O gol colocou fogo no jogo. A pressão coxa-branca foi aumentando e aos 33 minutos, numa bela jogada de Ricardinho, que veio carregando a bola da intermediária após superar três defensores, e passou para o artilheiro William, que deu um drible da vaca no zagueiro e foi derrubado por Adinan. Na cobrança William bateu rasteiro para virar o placar em Florianópolis. No fim da partida, o Coritiba perigosamente passou a administrar a posse de bola no meio-campo. Mas o placar acabou mantido.
Com o resultado, o Coritiba conquista o título simbólico do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro 2006, com 35 pontos ganhos. O Verdão volta a campo na próxima para enfrentar o Remo, no Couto Pereira, na abertura do segundo turno da competição. Já o Avaí tem confronto importante contra o Sport, fora de casa.