O Corinthians quebrou um jejum de 17 jogos sem vencer um time gaúcho ao derrotar hoje o Juventude por 4 a 3, no Pacaembu, pela 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paulista chegou aos 53 pontos e garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. O mesmo não aconteceu com o Juventude, que ficou com 47 pontos e não conseguiu se classificar para o torneio continental.

continua após a publicidade

Motivado e com uma atuação bastante diferente da apresentada diante do Botafogo, o Corinthians começou pressionando e logo no primeiro minuto já poderia ter marcado. Amoroso recebeu lançamento, invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro André. No entanto, o árbitro Elvécio Zequetto preferiu marcar um impedimento inexistente do corintiano.

Mas o gol corintiano não demorou a sair. Aos três minutos, Edson recebeu na esquerda, cortou para a entrada área e bateu. A bola desviou no zagueiro e encobriu o goleiro André. A festa durou pouco. Cinco minutos mais tarde, Marcel cobrou falta da esquerda e Cristiano desviou de cabeça para empatar para o Juventude.

O empate não abalou o Corinthians que foi a luta em busca do segundo gol, que poderia ter saído aos 22. Depois de uma cobrança de escanteio, André saiu mal e a bola sobrou para Roger. Sozinho na segunda trave, o meia matou a bola, ajeitou para a perna esquerda e chutou para fora.

continua após a publicidade

A espera da torcida demorou apenas mais dois minutos. Em grande tarde, Amoroso fez grande jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Roger entrar livre pelo meio e desviar para o gol vazio.

A tarde de gols no Pacaembu e o Juventude não se entregou. Aos 42, Christian recebeu na entrada da área, fez o giro em cima de Marcelo Mattos e tocou para Cristiano, que bateu firme na saída de Marcelo para empatar novamente.

continua após a publicidade

O Corinthians ainda conseguiu a vantagem ainda na primeira etapa. Aos 44, William recebeu livre na área e rolou para Roger, que bateu firme para marcar o terceiro gol. Os jogadores do Juventude ficaram pedindo impedimento no lance.

O Juventude reagiu logo no início do segundo tempo. Aos dois minutos, Marcel cobrou escanteio, Marcelo se esticou, mas não alcançou e a bola caiu dentro do gol. Um gol olímpico. O gol do Juventude não mudou o ritmo do Corinthians, que continuou pressionando atrás do quarto gol. Aos sete minutos, Rosinei recebeu no meio-campo, arrancou até a área, mas bateu em cima de André.

Demorou, mas o Corinthians conseguiu marcar o quarto gol. Aos 34 Fagner cobrou falta pela direita e levantou na área. A zaga do Juventude ficou só olhando e Marquinhos apareceu livre na segunda trave para desviar de cabeça.

Com a vantagem, Amoroso usou sua experiência e talento para fechar o placar. Aos 37, ele recebeu na intermediaria, invadiu a área, passou pelo marcador e bateu firme, sem chance para André. Um grande gol, que encerrou a participação corintiana no Brasileiro de 2006.