O Corinthians estréia nesta quarta-feira (17) no Campeonato Paulista vivendo um ambiente conturbado. As atenções no clube estão voltadas para os bastidores, deixando para segundo plano a preparação para a primeira competição de 2007, que começa com o jogo contra a Ponte Preta, a partir das 19h30, no Pacaembu.
Tanto que na véspera do jogo, o técnico Leão colocou a diplomacia de lado para reclamar da saída repentina do atacante Nilmar e do lateral-esquerdo Gustavo Nery. "Tem homens que usam o telefone para mudar o destino dos atletas. É bom que o torcedor fique precavido", desabafou o treinador, em evidente confronto com o dirigente da MSI, o iraniano Kia Joorabchian, e os empresários dos jogadores.
Gustavo Nery surpreendeu Leão ao não se apresentar para treinar na segunda-feira e ontem – o lateral estaria negociando com outro clube. Já Nilmar estava nos planos do treinador para ser o grande nome corintiano em 2007, mas ele também abandonou o elenco e promete voltar só quando sua situação for resolvida – está no meio do imbróglio envolvendo Corinthians e Lyon, esperando uma decisão da Fifa sobre o assunto.
Leão revelou que já está "correndo atrás" de uma opção para a lateral-esquerda – Triguinho, do São Caetano, é o reforço desejado. Segundo o técnico, o caso de Gustavo Nery está sendo tratado pela diretoria corintiana como insubordinação. Se a situação persistir por mais tempo, deverá ser encarada como abandono, o que permitiria uma rescisão de contrato.
Quanto a Nilmar, o treinador disse ter conversado com o jogador durante a pré-temporada em Jarinu e sentiu que o atacante gostaria de ficar. "Mas ele preferiu dar ouvidos ao empresário que trabalha com ele há 11 anos", lamentou.
Leão, no entanto, teve um momento de contradição, ao desdenhar o impacto da ausência de Gustavo Nery e Nilmar no Corinthians. "No fim do ano passado o time jogou sem os dois", lembrou o treinador.
Sobre o jogo contra a Ponte Preta, Leão não adiantou o time titular, mas elogiou o meia Elton, o que pode significar que o volante Rosinei vai atuar na lateral-direita, dando lugar ao colega no meio-de-campo. Recém-contratado junto ao Paulista, Jaílson foi confirmado como companheiro de Amoroso no ataque.
Jaílson, inclusive, será o único dos reforços contratados pelo Corinthians para 2007 que começará no time titular – mesmo porque Nilmar não está à disposição de Leão. O goleiro Jean, o zagueiro Gustavo, o volante Daniel e os atacantes Christian e Arce ficam apenas como opção no banco de reservas.
A Ponte Preta, totalmente reformulada, promete atacar o Corinthians. Para o técnico Wanderley Paiva, se o time só pensar em se defender, poderá sair derrotado. Por isso, a tática será usar as jogadas aéreas para surpreender o adversário.
Para cumprir esse objetivo, a Ponte conta com seus dois atacantes titulares, contratados para esta temporada: Finazzi tem 1,84 metro e Anderson Luís tem 1,87 metro.
Finazzi, inclusive, é a grande arma da Ponte no Paulistão. Ele chegou ao clube há somente uma semana, mas promete repetir o bom desempenho de 2005, quando foi artilheiro do Campeonato Estadual defendendo o América: fez 17 gols. "Vou sentir falta de ritmo, mas tentarei me superar pela vontade", afirmou o atacante de 33 anos.
"Nosso time ganhou em estatura, e temos que saber aproveitar esta jogada. É um ponto a nosso favor. Não podemos nos fechar na defesa, porque daí sim o Corinthians vai fazer seu jogo", explicou Wanderley Paiva.
Mas a Ponte Preta tem problemas para o jogo. Os dois laterais titulares estão machucados e foram vetados pelo departamento médico: Jonathan e Wellington. Na direita será improvisado o volante Dionísio, enquanto o garoto Dic, de apenas 19 anos, jogará na esquerda.
Outro desfalque é o zagueiro Émerson, ex-Portuguesa e São Paulo, o que abriu espaço para a entrada de Zacarias, vindo do São Raimundo-AM.
Para Wanderley Paiva, nenhum time ainda está bem preparado fisicamente e todos vão apresentar falta de entrosamento neste começo de campeonato. Por isso, a Ponte não deve se assustar com o Corinthians.
"O desentrosamento é normal nesse início de temporada. Mas temos que utilizar deste fato para conseguir a superação. Marcar direitinho e ter capacidade para ir ao ataque com tranqüilidade" afirmou o técnico da Ponte.
Ficha técnica:
Ponte Preta: Aranha; Dionísio, Zacarias, Anderson e Dic; Ricardo Conceição, Ismael, João Marcos e Émerson; Anderson Luís e Finazzi. Técnico: Wanderley Paiva.
Corinthians: Marcelo; Rosinei (Bruno Octavio), Betão, Marinho e Edson; Marcelo Mattos, Magrão, Elton e Roger; Amoroso e Jailson. Técnico: Emerson Leão.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Horário: 19h30
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo