Coreanos querem intensificar negócios e relações com Curitiba

O projeto de aproximação entre empresas, visando investimentos e aumento nas relações comerciais o assunto do encontro do prefeito Beto Richa com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coréia do Paraná, Hong Soon Kang e diretores da entidade.

O presidente da Curitiba SA, Juraci Barbosa Sobrinho, e o presidente da Curitiba Turismo, Luiz de Carvalho, também participaram da reunião, realizada nesta segunda-feira (10), no gabinete do prefeito.

Criado recentemente, o núcleo paranaense da Câmara Brasil Coréia está iniciando o trabalho de intensificação nas relações entre o Paraná e Curitiba e aquele país. "A iniciativa é importante e positiva para os dois lados", disse o prefeito. Os empresários coreanos pediram apoio da Prefeitura para divulgar o projeto.

O prefeito e Juraci Barbosa acertaram com os visitantes uma primeira reunião de trabalho, que deverá ser realizada na próxima semana, na Curitiba SA. O objetivo é discutir propostas de parcerias e de iniciativas voltadas ao estreitamente de relações.

A Coréia, segundo os empresários, está em fase de exportação de tecnologias em diversas áreas (informática, biotecnologia, confecções, alimentos) e há potencial para negócios com empresas paranaenses. "Nossa idéia é a de, em 2006, organizarmos uma missão comercial e institucional do Paraná e Curitiba para visitar a Coréia", explicou Hong Soon Kang.

O empresário Chang Suk Baek explicou que a colônia coreana paranaense é formada por cerca de 80 famílias, a maioria atuando no comércio e indústrias. São aproximadamente 120 empresas. "Muitos imigrantes chegaram na década de 60, como é o meu caso. Hoje, descendentes de segunda e terceira geração são profissionais de diversas áreas", explicou ele.

O presidente da Associação Cultural Coreana do Paraná, Kwan Ho Song, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado nesta área. "A cultura é sempre o primeiro passo nas iniciativas de aproximação entre os povos", disse ele. A Associação Cultural Coreana doou neste ano, para o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), sete toneladas de retalhos de tecidos. O material pode ser aproveitado para confecção de bolsas e artefatos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo