O Comitê de Política Monetária (Copom) acaba de informar que decidiu reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto porcentual para 15,75%, sem viés. A decisão foi unânime. O comunicado divulgado após a reunião foi o seguinte:
"Dando prosseguimento ao processo de flexibilização da política monetária, iniciada na reunião de setembro de 2005, o Copom decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic para 15,75%, sem viés, e acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até a sua próxima reunião para, então, decidir os próximos passos na sua estratégia de política monetária."
Esta foi a sétima queda consecutiva desde setembro do ano passado, quando a Selic estava em 19,75% ao ano. A taxa Selic, agora em 15,75%, voltou ao mesmo nível de 21 de março de 2001.
Na reunião ocorrida em março, o Copom também havia reduzido a Selic em 0,75 ponto percentual. Mas, na ocasião, houve três votos pela redução da taxa Selic em 1 ponto. O comunicado também foi ligeiramente alterado: o trecho sobre "acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até a sua próxima reunião para, então, decidir os próximos passos na sua estratégia de política monetária" não constava do comunicado anterior. A ata da reunião de hoje será divulgada às 8h30 de quinta-feira da próxima semana (27/04). A próxima reunião do Copom acontecerá nos dias 30 e 31 de maio.