A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada esta manhã, informou que a diretoria do Banco Central considerou a possibilidade de reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto porcentual. Segundo o documento, nessa avaliação foi considerada que o cenário de expansão do nível de emprego e da renda e o crescimento do crédito continuarão impulsionando a atividade econômica, com estímulo adicional dos efeitos do aumento do salário mínimo e dos "impulsos fiscais" que vêm ocorrendo desde o último trimestre do ano passado.

continua após a publicidade

Os últimos cortes no juro se somam a esses fatores de expansão do nível de atividade. Segundo o Copom, o desempenho favorável da inflação foi o que possibilitou uma queda maior da Selic. "À luz dessas considerações, o Copom avaliou a conveniência de reduzir a taxa Selic em 25 pontos-base. Apesar de entenderem que diversos fatores respaldariam tal decisão, os membros do comitê concluíram que neste momento uma redução de 50 pontos-base da Selic resultaria em maior adequação das condições monetárias correntes à melhora do cenário prospectivo para a inflação observada entre as reuniões de julho e de agosto", destaca o documento.

Segundo a nota, o Copom vai avaliar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião para definir os próximos passos da política monetária.

continua após a publicidade