O forte temporal acompanhado de descargas atmosféricas, granizo e ventos de até 70 km horários que atingiu em cheio a Capital e região metropolitana na quinta-feira (21), provocou interrupção no fornecimento de energia elétrica em 137 mil domicílios. De acordo com a Copel, este foi o pior temporal nos últimos 12 meses, em termos de estragos no sistema elétrico. Em levantamento parcial, a empresa contabilizou 25 postes quebrados que precisaram ser substituídos e 10 transformadores queimados pela incidência de raios.

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Os danos mais sérios foram registrados nas localidades de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras, onde o vento derrubou diversas árvores sobre a rede elétrica, quebrando postes e rompendo a fiação. Naquelas áreas, 58 mil consumidores ficaram sem energia por diferentes intervalos de tempo. A ocorrência mais séria atendida pela Copel foi na linha que conecta as subestações de Quatro Barras e Piraquara, onde dois postes quebrados tiveram de ser trocados e outros 12, reposicionados ou reparados. O circuito voltou a operar na tarde de sexta-feira (22).

Na Capital, os desligamentos atingiram 73 mil domicílios de 24 bairros, mas, já no início da manhã de sexta-feia, todo o atendimento estava normalizado. Em menor escala, também foram atingidos consumidores das regiões de Araucária e São José dos Pinhais.

Responsabilidade

Todas as equipes de emergência e manutenção da Copel e das prestadoras de serviços foram prontamente mobilizadas para recuperar as instalações avariadas. A empresa estima em mais de 250 profissionais, entre técnicos, eletricistas e supervisores, o efetivo que esteve empenhado nos reparos. ?A responsabilidade profissional dos empregados da Copel é algo digno de elogio?, avaliou o diretor de distribuição da estatal, Ronald Ravedutti, que acompanhou pessoalmente, no centro de emergências, a movimentação das equipes. ?Muitos eletricistas e técnicos que estavam de folga apresentaram-se espontaneamente, sem que fosse preciso chamá-los, pois tiveram noção das dimensões do problema?, disse.

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Os efeitos do vendaval também foram sentidos na Central de Atendimento Telefônico da Copel, que apesar de operar com equipes extras registrou congestionamento a partir das 17h30, momento em que começou o temporal. Pelo menos 30 mil ligações foram feitas à Companhia na quinta-feira (21).