Combate ao desperdício de energia, melhoria na iluminação interna e externa do campus e economia mensal de aproximadamente R$ 30 mil na conta de luz são alguns dos bons resultados proporcionados pela reforma e readequação da rede elétrica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), trabalho feito por meio da Copel.

continua após a publicidade

O projeto de modernização, integralmente custeado pela estatal de energia demandou recursos de cerca de R$ 270 mil e alcançou 104 salas de aula, além de áreas externas do campus. As mudanças foram concluídas em setembro. Estima-se que aproximadamente 20 mil pessoas freqüentam diariamente as instalações da UEM.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da concessionária, que patrocina projetos para a reforma e modernização de sistemas elétricos em edifícios públicos ? tais como estabelecimentos de ensino ? ou de caráter assistencial, com hospitais públicos e Santas Casas. ?O objetivo é reduzir o desperdício de energia nestas instalações e também o gasto com a conta de luz, promovendo a racionalização do consumo sem que ocorram perdas em conforto, segurança e rendimento?, explica Jamilton Watanabe Lobo, gerente da área de utilização de energia da diretoria de Distribuição da Copel.

continua após a publicidade