O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu cinco homens acusados de participar de uma quadrilha especializada em assaltos a comércio, receptação e venda de produtos roubados em Curitiba e região. Criselmo Rogério Serbelo, 28 anos, Márcio Fuzinato, 30, conhecido como ?Polaco? e apontado como chefe da quadrilha, Fernando Alves da Silva, 37, Valdemir Zen da Paixão, 30, e Alexandre de Oliveira Ribeiro, 22, foram presos entre a noite de quarta-feira (25) e a madrugada de quinta-feira (26).
Todos são suspeitos de envolvimento no assalto a uma gráfica, no bairro Jardim das Américas, registrado na quarta-feira (25). Com eles, a polícia recuperou parte dos aparelhos eletrônicos e de informática roubados além de apreender uma espingarda calibre doze municiada, um revólver calibre 38 e vários pacotes de cigarro contrabandeados.
De acordo com o delegado do Cope, Renato Bastos Figueiroa, as investigações começaram logo depois do assalto à gráfica. ?Por volta das 17h, quatro bandidos trancaram os funcionários em um cômodo da gráfica e levaram vários objetos eletrônicos. Na saída, roubaram também um veículo Fox, de cor cinza?, contou.
Durante as investigações, os policiais descobriram que os assaltantes iriam vender os objetos roubados em um mercado chamado ?Zen?, na Vila Verde. ?Silva estava intermediando, com Polaco, a venda dos objetos para o dono do mercado, Valdemir Zen da Paixão?, disse o delegado. Segundo ele, Polaco e Serbelo iriam até o mercado por volta das 21h de quarta-feira para negociar os objetos roubados. ?Montamos uma operação com cinco viaturas e abordamos todos na frente do mercado. Dentro do Voyage, que pertence ao Polaco, estava parte dos objetos roubados?, contou.
No mercado e no escritório, foram encontrados uma espingarda calibre 12, municiada, um revólver calibre 38, além de vários pacotes de cigarro contrabandeados. Alguns dos objetos eletrônicos foram recuperados, ente eles quatro telas de cristal líquido e um laptop. ?Objetos serão devolvidos para a vítima, que já os reconheceu?, disse o delegado.
Fuga
No momento do flagrante, Polaco conseguiu fugir, mas foi preso por volta das 3h de quinta-feira (26), em uma casa na Vila São Pedro. ?Com a chegada dos investigadores ele tentou fugir subindo em cima do telhado, caiu e fraturou os dois calcanhares?. O assaltante está no Hospital do Trabalhador esperando por cirurgia.
Segundo Figueiroa, após a prisão de Polaco, foi identificado mais um assaltante, chamado Alexandre de Oliveira Ribeiro, 22, com passagens por porte de arma, roubo e receptação. Ele faria parte da quadrilha de Polaco. ?Alexandre estava com mandado de prisão em vigor, mas foi preso por porte ilegal de arma e posse de droga. Ele foi apontado como um dos integrantes de uma quadrilha que assaltou, no dia 11 de outubro, uma loja de pneus?, disse o delegado.
De acordo com informações da polícia, ele e mais dois homens armados levaram dois veículos e 40 pneus, além de todo o dinheiro do estabelecimento. Ribeiro foi preso em casa, na Cidade Industrial de Curitiba. Na residência também foram encontrados um revólver calibre 38, com numeração raspada e pequena quantidade de maconha.
Penas
Serbelo e Fuzinato vão responder por roubo e formação de quadrilha e podem pegar até 13 anos de reclusão. ?Serbelo também é foragido da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, desde junho do ano passado?, complementou o delegado. Silva e Paixão responderão por formação de quadrilha e receptação, com pena prevista de até sete anos de reclusão. Além disso, Paixão também vai responder por porte ilegal de arma de uso restrito, que prevê pena de três a seis anos de reclusão. Ribeiro responderá por roubo, porte de arma e uso de droga, com pena prevista de até 16 anos de reclusão.