O técnico Dunga convocou nesta segunda-feira (30) a seleção brasileira para o último amistoso deste ano, contra a Suíça, dia 15 de novembro, na Basiléia. Foram cinco novidades na lista de 22 jogadores: Carlinhos (Santos), Diego (Werder Bremen), Fernando (Bordeaux), Júlio César (Inter de Milão) e Ricardo Oliveira (Milan) são os nomes que ainda não tinham sido chamados por ele.

continua após a publicidade

A maior surpresa é Carlinhos, lateral-esquerdo reserva do Santos. Mas ele está nos planos de Dunga para defender a seleção olímpica – tem 19 anos, dentro da idade limite de 23 para os Jogos de Pequim/2008 – e foi chamado para ser testado e ganhar experiência.

Outro nome que aparece pela primeira vez na lista de Dunga é o volante Fernando, um gaúcho de 25 anos que joga no Bordeaux, da França. Já o meia Diego, ex-Santos, está fazendo grande temporada no Werder Bremen, da Alemanha, e volta a ter uma chance na seleção brasileira.

Júlio César, da Inter de Milão, foi o terceiro goleiro do Brasil na Copa e ainda não tinha sido chamado por Dunga. E Ricardo Oliveira estava nos planos de Carlos Alberto Parreira para o Mundial, mas não conseguiu recuperar a forma física depois da cirurgia no joelho. Assim, ele não foi para a Alemanha, mas vem ganhando espaço no Milan e ocupa a posição de Fred, que não foi convocado para a seleção por estar contundido.

continua após a publicidade

No mais, Dunga tratou de manter a base das suas outras convocações. Os astros Kaká e Ronaldinho Gaúcho estão na lista, mas a dúvida é se o técnico vai escalá-los juntos no time titular.

Sob o comando de Dunga, que substituiu Carlos Alberto Parreira logo depois da Copa do Mundo da Alemanha, o Brasil já disputou 5 amistosos. Foram 4 vitórias, sobre Argentina, País de Gales, Kuwait e Equador, além do empate com a Noruega.

continua após a publicidade

Confira a lista de jogadores convocados:

Goleiros
Helton (Porto)
Júlio César (Inter de Milão)

Laterais
Carlinhos (Santos)
Adriano (Sevilla)
Daniel Alves (Sevilla)
Maicon (Inter de Milão)

Zagueiros
Juan (Bayer Leverkusen)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)
Alex (PSV Eindhoven)

Meio-campistas
Edmílson (Barcelona)
Gilberto Silva (Arsenal)
Elano (Shakhtar Donetsk)
Dudu Cearense (CSKA Moscou)
Fernando (Bordeaux)
Diego (Werder Bremen)
Kaká (Milan)
Ronaldinho Gaúcho (Barcelona)

Atacantes
Robinho (Real Madrid)
Ricardo Oliveira (Milan)
Rafael Sóbis (Betis)
Daniel Carvalho (CSKA Moscou)