A partir das 10 horas desta terça-feira será proibido aos motoristas fazer a conversão à esquerda no cruzamento das ruas Visconde de Nacar com Vicente Machado, no centro. A conversão, utilizada pelos motoristas que vêm pela Visconde de Nacar e querem ir em direção à Praça Osório para contornar a Praça e chegar à rua Voluntários da Pátria ou acessar a Alameda Cabral tem colocado em risco a segurança de trânsito.
Neste ponto a conversão à esquerda é perigosa porque o motorista cruza a canaleta por onde passam os ônibus biarticulados. A mudança vai garantir a segurança de motoristas, pedestres e também dos passageiros das linhas que passam pela pista exclusiva do ônibus.
Uma pesquisa feita pela Diretran mostrou que o fluxo de veículos neste cruzamento é de 3.350 carros por hora nos horários de pico. Só na Visconde de Nacar são 1.942 carros por hora. Destes, 164 fazem a conversão à esquerda, número considerado alto pelos técnicos do órgão municipal de trânsito.
O excesso de veículos virando à esquerda também aumenta os riscos de acidentes. Dados do Siate de 2003 mostram que no ano passado aconteceram sete acidentes neste local, todos com vítimas, sendo que dois deles tiveram o envolvimento de ônibus que estavam na canaleta. O levantamento preliminar feito pela Diretran com base nos dados da Rádio Trânsito mostram que em 2004 os acidentes sem vítimas somam cinco até agora.
A proibição da conversão à esquerda também deverá melhorar a fluidez no trânsito, já que a possibilidade da conversão faz com que os veículos formem fila para entrar à esquerda, o que deixa o trânsito lento na região.
Com a proibição da conversão, será permitido o estacionamento de veículos do lado direito da rua Visconde de Nacar, no trecho entre a Alameda Carlos de Carvalho e a rua Vicente Machado. Por causa da permissão do estacionamento de veículos nesta quadra, o número de vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) será ampliado em 12 vagas.Fazer o "P" – A partir de agora o motorista que estiver trafegando pela Visconde de Nacar e quiser ir em direção à Praça Osório deverá fazer o "P" mantendo a pista da direita na Visconde de Nacar para entrar na rua Comendador Araújo, logo após a Vicente Machado. Na rua Visconde do Rio Branco ele deverá virar à direita novamente para acessar a rua Vicente Machado e só então seguir em direção à Praça Osório.
Proibições à esquerda têm sido implantadas pela Diretran em vários pontos da cidade para garantir mais segurança no trânsito. Os técnicos da Diretran lembram aos motoristas que as mudanças são importantes para a segurança do trânsito.
O cruzamento já recebeu algumas placas, mas a sinalização completa para orientar o motorista será implantada na manhã desta terça-feira. Nos primeiros dias da proibição da conversão agentes de trânsito estarão no local para orientar o motorista.