Convênio garante suporte para projeto tecnológico na Unioeste

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldair Rizzi, assinou nesta segunda-feira (13) em Cascavel convênio com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que vai garantir a execução do projeto Inovação e Tecnologia ao Alcance do Empreendedor. Com duração de dois anos e custo de R$ 220 mil, o projeto prevê o desenvolvimento de bases científico-tecnológicas nas empresas paranaenses.

O convênio foi assinado ainda pelo reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando; presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Mário José Bracht e diretores da Unipan, Univel e FAG.

Rizzi reafirmou que a nova política do governo estadual no ensino superior busca articular e consolidar a pesquisa, criando dessa forma uma nova base de desenvolvimento econômico e social para as diversas regiões do Estado. ?Esta é uma transferência efetiva de pesquisa para a sociedade através das universidades públicas ou privadas. Neste sentido a Unioeste tem um papel importantíssimo para a região?, reforçou.

Luiz Orlando, por sua vez, colocou a importância da parceria entre os órgãos públicos e a iniciativa privada. ?Este é um grande passo, pois oportuniza as instituições a darem um retorno à comunidade e desenvolverem ainda mais a pesquisa e a extensão?.

O projeto, coordenado pela doutora em engenharia química, Andréia Claudino, da Fundetec, está subdividido em quatro subprojetos: Comunicação, Marketing para Atração de Empresas, Centro de Transferência de Tecnologia em Agroindústria de Alimentos, Implantação de Escritório Modelo para Assessoria e Gestão Empresarial e Adequação de Infra-estrutura para Empresas Locais.

A intenção é atender adequadamente as empresas residentes, além de atrair novas empresas para o Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste do Paraná (PTAO), instalado junto a Fundetec. Atualmente, o Parque Tecnológico tem em sua estrutura 20 empresas, entre elas 12 incubadas e oito graduadas.

O projeto vai realizar pesquisas em benefício do público atendido, fornecer adequações de infra-estrutura necessárias para que as empresas residentes do parque possam atender as exigências legais dos órgãos de competência.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo