O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldair Rizzi, assinou nesta segunda-feira (13) em Cascavel convênio com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que vai garantir a execução do projeto Inovação e Tecnologia ao Alcance do Empreendedor. Com duração de dois anos e custo de R$ 220 mil, o projeto prevê o desenvolvimento de bases científico-tecnológicas nas empresas paranaenses.
O convênio foi assinado ainda pelo reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando; presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Mário José Bracht e diretores da Unipan, Univel e FAG.
Rizzi reafirmou que a nova política do governo estadual no ensino superior busca articular e consolidar a pesquisa, criando dessa forma uma nova base de desenvolvimento econômico e social para as diversas regiões do Estado. ?Esta é uma transferência efetiva de pesquisa para a sociedade através das universidades públicas ou privadas. Neste sentido a Unioeste tem um papel importantíssimo para a região?, reforçou.
Luiz Orlando, por sua vez, colocou a importância da parceria entre os órgãos públicos e a iniciativa privada. ?Este é um grande passo, pois oportuniza as instituições a darem um retorno à comunidade e desenvolverem ainda mais a pesquisa e a extensão?.
O projeto, coordenado pela doutora em engenharia química, Andréia Claudino, da Fundetec, está subdividido em quatro subprojetos: Comunicação, Marketing para Atração de Empresas, Centro de Transferência de Tecnologia em Agroindústria de Alimentos, Implantação de Escritório Modelo para Assessoria e Gestão Empresarial e Adequação de Infra-estrutura para Empresas Locais.
A intenção é atender adequadamente as empresas residentes, além de atrair novas empresas para o Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste do Paraná (PTAO), instalado junto a Fundetec. Atualmente, o Parque Tecnológico tem em sua estrutura 20 empresas, entre elas 12 incubadas e oito graduadas.
O projeto vai realizar pesquisas em benefício do público atendido, fornecer adequações de infra-estrutura necessárias para que as empresas residentes do parque possam atender as exigências legais dos órgãos de competência.