Convênio garante a construção de 161 casas em Maringá

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, e o prefeito de Maringá, Sílvio Barros, assinaram nesta sexta-feira (10) convênio para a construção de 161 moradias do programa Casa da Família no município. As unidades serão erguidas no Jardim Cidade Alta/Madri (71), Jardim São Francisco (36), Jardim Batel (31), Jardim Copacabana (12) e Jardim Liberdade (11). A Cohapar também elabora projetos para construir mais 210 casas no Iguatemi e outras 180 nas Moradias Atenas.

?É uma satisfação vir a Maringá em nome do governador Roberto Requião para liberar a construção dessas casas. Moradia é direito fundamental do ser humano, está na Constituição Brasileira. Por isso, já estamos trabalhando para trazer mais casas a Maringá para atender à demanda do município?, disse Romanelli durante a solenidade, realizada na prefeitura.

As 161 casas destinam-se a famílias cadastradas na Diretoria de Habitação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação de Maringá. ?Assumimos o compromisso de construir 2 mil casas em Maringá, que estamos cumprindo graças ao apoio da Cohapar?, afirmou o prefeito.

No programa Casa da Família, o mutuário escolhe entre cinco projetos arquitetônicos para cada tamanho de casa (32, 40, 44, 52 e 63 metros quadrados). O programa é uma parceria com a Caixa Econômica Federal ? responsável pelo financiamento das unidades ? e as prefeituras, que doam os terrenos e providenciam as obras de infra-estrutura necessárias.

A construção das moradias é feita pelo sistema de Gestão Comunitária. Os beneficiários do programa Casa da Família formam associações de moradores que acompanham todo o processo de construção das casas, desde a escolha dos projetos até a comercialização das unidades. ?Daí vem o nome Gestão Comunitária. A Cohapar administra os recursos, com a participação das associações, e contrata os profissionais autônomos para execução de serviços nas obras?, explicou Romanelli.

Ivaiporã

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, e o prefeito de Ivaiporã, Celio Pereira, assinam nesta segunda-feira (13) convênio para a construção de 25 unidades do programa Casa da Família, na Vila Maneco. Esse é o segundo acordo para a construção de moradias no município em menos de uma semana. Na última quinta-feira, Romanelli esteve em Ivaiporã assinando termo de compromisso para levar 33 unidades ao distrito de Jacutinga.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo