O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, e o prefeito de Maringá, Sílvio Barros, assinaram nesta sexta-feira (10) convênio para a construção de 161 moradias do programa Casa da Família no município. As unidades serão erguidas no Jardim Cidade Alta/Madri (71), Jardim São Francisco (36), Jardim Batel (31), Jardim Copacabana (12) e Jardim Liberdade (11). A Cohapar também elabora projetos para construir mais 210 casas no Iguatemi e outras 180 nas Moradias Atenas.
?É uma satisfação vir a Maringá em nome do governador Roberto Requião para liberar a construção dessas casas. Moradia é direito fundamental do ser humano, está na Constituição Brasileira. Por isso, já estamos trabalhando para trazer mais casas a Maringá para atender à demanda do município?, disse Romanelli durante a solenidade, realizada na prefeitura.
As 161 casas destinam-se a famílias cadastradas na Diretoria de Habitação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação de Maringá. ?Assumimos o compromisso de construir 2 mil casas em Maringá, que estamos cumprindo graças ao apoio da Cohapar?, afirmou o prefeito.
No programa Casa da Família, o mutuário escolhe entre cinco projetos arquitetônicos para cada tamanho de casa (32, 40, 44, 52 e 63 metros quadrados). O programa é uma parceria com a Caixa Econômica Federal ? responsável pelo financiamento das unidades ? e as prefeituras, que doam os terrenos e providenciam as obras de infra-estrutura necessárias.
A construção das moradias é feita pelo sistema de Gestão Comunitária. Os beneficiários do programa Casa da Família formam associações de moradores que acompanham todo o processo de construção das casas, desde a escolha dos projetos até a comercialização das unidades. ?Daí vem o nome Gestão Comunitária. A Cohapar administra os recursos, com a participação das associações, e contrata os profissionais autônomos para execução de serviços nas obras?, explicou Romanelli.
Ivaiporã
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, e o prefeito de Ivaiporã, Celio Pereira, assinam nesta segunda-feira (13) convênio para a construção de 25 unidades do programa Casa da Família, na Vila Maneco. Esse é o segundo acordo para a construção de moradias no município em menos de uma semana. Na última quinta-feira, Romanelli esteve em Ivaiporã assinando termo de compromisso para levar 33 unidades ao distrito de Jacutinga.