A assinatura do convênio entre Secretaria da Justiça e da Cidadania e Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) vai permitir que a população pobre de Curitiba possa ter atendimento jurídico gratuito. O secretário Aldo Parzianello e o reitor da instituição de ensino, José Campos de Andrade, pretendem ampliar o serviço às pessoas que não possuem condições financeiras, em processos judiciais nas áreas cível, criminal e principalmente, de família.
?Ações como esta demonstram a articulação do Estado com as demais instituições privadas, em busca do bem-estar social?, atestou Parzianello. ?Essa atividade vai proporcionar ao estudante, uma vivência prática do Direito, assim como o exercício da cidadania?, completou. O reitor da Uniandrade destacou que o convênio representa o resgate dos valores sociais. ?Tenho certeza que medidas como essas trazem o progresso necessário para a população, especialmente a mais carente, pois precisamos de atitudes realizadas no dia-a-dia?, comentou Andrade.
De acordo com o convênio, acadêmicos de Direito do 4.º e 5.º ano, supervisionados por um coordenador prestarão assistência à comunidade pobre, conforme previsto na lei. As pessoas interessadas em requerer o benefício passarão por uma triagem e posteriormente encaminhadas ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniandrade. O Núcleo de Apoio Sistemático a Revisões e Recursos Criminais, composto por advogados da Assessoria Jurídica da Secretaria, tem a atribuição de dar suporte técnico nos processos. ?É um trabalho de via dupla. Enquanto o acadêmico recebe o aprendizado, a pessoa sem recursos terá a assistência que vai efetivamente resolver seus problemas?, finalizou Joran Pinto Ribeiro, coordenador do Núcleo da Secretaria da Justiça e da Cidadania.