O cônsul geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antonio Tanger Correa, assina nesta segunda-feira, no Palácio São Clemente, nesta capital, convênio para formação do consórcio Fazendas do Brasil entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Preservação e Desenvolvimento do Vale do Paraíba (Preservale).

continua após a publicidade

O convênio permitirá que as fazendas históricas do Vale do Café, região fluminense do Médio Paraíba, integrem oficialmente o Circuito Europa das Tradições. A iniciativa aproximará a Europa do Mercosul através do turismo. A informação é da gerente de Turismo do Sebrae/RJ, Ana Cláudia Melo Vieira.

Segundo ela, o Fazendas do Brasil se baseia na experiência desenvolvida pela TurisHab-Solares de Portugal, dentro do projeto Europa das Tradições, que reúne 500 empreendimentos. Pelo projeto, os proprietários dos empreendimentos recebem os turistas em suas casas para contar a história das famílias.

O projeto das fazendas do Vale do Café conta com apoio do Sebrae/RJ desde 1994 e tem o objetivo de gerar negócios com base no turismo cultural local. O projeto engloba 17 fazendas, das quais oito são classificadas como fazendas históricas, duas de produção e sete de lazer. Os estabelecimentos fazem parte do projeto Fazendas do Brasil, que reúne 53 propriedades rurais nos estados do Rio, Minas Gerais e Ceará.

continua após a publicidade