Brasília – Um negócio de R$ 25 milhões. É o que custará ao novo administrador do Hotel Cataratas, localizado no Parque Nacional do Iguaçu (PR), quando assumir o empreendimento. O hotel, que fica em frente às Cataratas do Iguaçu e foi construído em arquitetura de estilo colonial português, é propriedade da União. Depois de mais de 20 anos sob administração da rede Tropical Hotels & Resorts do Brasil, do grupo Varig, ele terá nova gestão até o início do segundo semestre.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão colocou esta semana em consulta pública a minuta do edital da concorrência internacional que escolherá o novo operador do Tropical Cataratas. No dia 7 de março, será feita uma audiência pública, na Câmara Municipal da cidade de Foz do Iguaçu, para apresentação de críticas e sugestões ao texto do edital.
O governo decidiu fixar como condição ao novo arrendatário um investimento mínimo em reformas e melhorias das instalações para equiparar o hotel aos mais luxuosos e confortáveis do mundo.
O cronograma da abertura da licitação, no entanto, está atrasado e o Planejamento argumentou que a demora é resultado da complexidade do projeto. "Há muitas questões ambientais envolvidas, o que exige cuidado e discussão", explicou um dos técnicos que participa do processo.
Apesar da exigência de um investimento alto e que deve ser feito em dois anos – para a construção de "ciclotrilhas", substituição da rede de iluminação pública no parque, melhoria das áreas de estacionamento e travessia de carros, além da reforma de várias instalações internas -, os técnicos do governo dizem que já houve manifestações "não oficiais" de empresas nacionais e estrangeiras interessadas no negócio. Entre elas estariam as redes Accor e Hilton, além da própria Tropical, que o administra atualmente.
Enquanto se conclui o processo licitatório, o Ministério do Planejamento autorizou nesta semana uma prorrogação emergencial do contrato da Tropical por seis meses. "O objetivo é evitar que o hotel paralise as atividades enquanto se define a concorrência", informou um assessor.
O hotel Cataratas recebeu ao longo de 2005 mais de 1 milhão de hóspedes, sendo 600 mil turistas estrangeiros. O imóvel pertence à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e foi inaugurado em 4 de outubro de 1958 pelos então presidentes Juscelino Kubitschek, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai. Além de já ter sido palco e set de filmagem de algumas produções cinematográficas, o Tropical Cataratas exibe em seu livro de ouro de hóspedes assinaturas de visitantes ilustres como o ex-presidente americano Bill Clinton, o primeiro-ministro da Grã Bretanha, Tony Blair, e o príncipe Charles.