Levantamentos iniciais mostram que o governo do Estado vem reduzindo, por mês, em 40% o consumo de combustíveis, desde que o controle informatizado de abastecimento da frota oficial foi implantado nas repartições da região metropolitana de Curitiba. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (11) pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, na reunião semanal da Operação Mãos Limpas.

continua após a publicidade

De janeiro a junho deste ano, a economia foi de R$ 4,9 milhões aproximadamente, ou R$ 820 mil por mês. Ainda de acordo com o levantamento, o consumo mensal no primeiro semestre deste ano, dos 3 mil carros que rodam na capital e região, foi de 550 mil litros (entre gasolina, álcool e diesel), ou 360 mil litros abaixo da previsão, feita com base na média histórica de consumo.

Razões da economia – O controle informatizado consistiu na colocação de chips no tanque dos veículos oficiais e na boca das mangueiras das bombas, nos postos de gasolina do governo. Toda vez que um veículo é abastecido ficam registrados o dia, a hora, a quilometragem e a quantidade de combustível colocada no carro.

Num abastecimento posterior, o sistema calcula automaticamente se o volume de gasolina, álcool ou diesel que foi colocado é compatível com o aquilo que seria gasto pelos quilômetros rodados desde a última abastecida.

continua após a publicidade

Dessa forma, impede-se desvio (voluntário ou fraudulento) de combustíveis. O resultado é este que começa a aparecer: redução de gastos e economia para os cofres públicos.

Por enquanto, o controle abrange as repartições da Grande Curitiba, mas o objetivo é expandir o sistema para todo o estado. ?O passo mais difícil foi dado, que foi todo o processo de implementação (licitação, reformas nos postos do governo, testes, reparos em falhas). Agora, vamos trabalhar para estender o mecanismo para o interior?, ressalta Maria Marta.

continua após a publicidade

O gerenciamento da frota pública do Estado cabe ao Departamento de Transporte Oficial (Deto), da Secretaria da Administração.