Brasília – Uma série de medidas de combate à corrupção foram anunciadas hoje (8) pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Waldir Pires. Em parceria com o escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime para o Brasil e Cone Sul, o ministro anunciou a aplicação de cerca de US$ 3 milhões no fortalecimento das instâncias de auditoria e fiscalização interna, capacitação dos funcionários da CGU em técnicas de investigação e controle, adequação da legislação à Convenção da ONU Contra a Corrupção e mobilização da sociedade civil por meio de campanhas públicas.
De acordo com o representante do escritório da ONU no Brasil, Giovanni Quaglia, a parceria busca fortalecer a Controladoria. "Prepará-la para assumir a função de centro de excelência no Brasil nesta área anti-corrupção. O órgão pode depois treinar os outros ministérios para que tenham a sua unidade de combate", disse.
As ações foram anunciadas antecipadamente em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, marcado para esta sexta-feira (9). O ministro também afirmou que os gastos feitos com os cartões de pagamento do governo federal serão publicados na internet na página do Portal da Transparência. As informações são dos meses de janeiro a outubro deste ano e representam recursos de R$ 11,9 milhões, utilizados por órgãos da administração direta.
"Temos disponíveis a qualquer um de vocês mais de 264 milhões de informações de todos os gastos públicos disponíveis para que a sociedade lute pelo dinheiro que é seu, dos tributos, dos impostos, que é pago pelo povo para construir uma sociedade decente, de paz", afirmou o ministro Waldir Pires, em referência ao portal da internet.
A CGU inaugurou ainda a sua própria página na internet, com informações sobre a sua execução orçamentária, licitações, contratos, convênios, passagens e diárias pagas aos funcionários durante viagens. O decreto 5.482 determina que os outros ministérios façam o mesmo ao longo do próximo ano. Além disso, a Controladoria encaminhou o edital de um concurso para a admissão de 300 analistas de finanças e controle para publicação em Diário Oficial.
Com um intuito de mobilizar a sociedade, a ONU também lançou durante o evento a campanha mundial Corrupção: Você Pode Detê-la. O material da campanha está disponível na página www.unodc.org.br.