A Controladoria Geral da União (CGU) enviou relatório à CPI dos Sanguessugas com a análise da compra de ambulâncias em 119 municípios, fiscalizados a partir de um sorteio. São os primeiros documentos encaminhados oficialmente à comissão de inquérito, que começou a funcionar esta semana e pretende apresentar um relatório parcial em 60 dias.
O relatório é dividido em duas partes: a primeira trata de 77 municípios onde se verificaram irregularidades na aquisição de ambulâncias por prefeituras. O segundo volume faz uma análise preliminar de 42 municípios envolvidos com a chamada máfia dos sanguessugas. A relação de 119 municípios atualiza a lista anteriormente divulgada pela CGU, que totalizava 77 cidades.
Em nota, a Controladoria ressaltou que "o levantamento não indica necessariamente que há envolvimento, em todos os casos, com o mesmo esquema fraudulento de compra de ambulâncias revelado pela Operação Sanguessuga". A CGU também vai encaminhar à CPI o estudo feito em cerca de três mil prestações de contas de convênios firmados entre cidades e o Ministério da Saúde para compra de ambulâncias. Dois auditores da Controladoria vão trabalhar na CPI para ajudar no cruzamento de dados.
Em maio deste ano, a Polícia Federal deflagrou a Operação Sanguessuga com base em fiscalizações da CGU. Atualmente, a Controladoria faz auditorias periódicas no Ministério da Saúde para tentar identificar as fragilidades que facilitaram a fraude. O relatório final da CPI dos Sanguessugas será elaborado com base nos documentos e investigações já feitas pela Polícia Federal, o Ministério Público e a Controladoria.