Em entrevista coletiva, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que vai colaborar com as investigações das denúncias de que teria recebido R$ 50 mil para favorecer empresa de coleta de lixo Leão&Leão quando era prefeito de Ribeirão Preto.

continua após a publicidade

"Contribuirei com qualquer investigação que diga respeito a essa ou outras questões que possam surgir porque sou o primeiro interessado em esclarecer esses fatos", afirmou Palocci.

O ministro lembrou que suas informações fiscais não são sigilosas em função do cargo que ocupa. Ele acrescentou que disponibilizará a todas as instâncias de investigação, como Ministério Público e comissões parlamentares de inquérito, as informações sobre sua vida particular. "Se quiserem pedir à Justiça podem, mas digo que não precisam. Terão de mim imediatamente", informou.

Palocci disse que quer prestar todos os esclarecimentos com transparência. "Acredito que nenhum agente público está acima de qualquer questionamento. Não me considero acima de qualquer questionamento", defendeu.

continua após a publicidade

Sobre as investigações do Ministério Público de São Paulo, Palocci disse ter conversado com o procurador-geral, Rodrigo Cesar Rebelo Pinho, para se colocar à disposição para esclarecimentos e para saber se as investigações tinham apontado algum indício de seu envolvimento.

"Rebelo Pinho me informou naquela oportunidade que não havia no processo de investigação nenhuma questão vinculada a minha pessoa", contou Palocci. Ele destacou que foram realizados oito meses de investigação, com a gravação de conversas telefônicas dos suspeitos autorizada pela Justiça, e nada foi encontrado.

continua após a publicidade

Palocci disse estar tranqüilo por não ter participação nos casos que estão sendo investigados. "As coisas devem caminhar baseadas em provas e documentos. Eu estou absolutamente tranqüilo porque eu sei do que eu fiz e sei do que eu não fiz", afirmou.

Mas o ministro reconheceu que o caso terá repercussão na sua vida profissional e pessoal. "Eu sei conviver com isso. Eu sei como funciona a política e sei que as coisas acontecem dessa maneira", disse. "Vou inclusive fazer um esforço enorme para não perder meu humor, para não perder o bom relacionamento que eu tenho com toda minha equipe e com vocês (imprensa)".