Contribuintes correm para entregar declaração do Imposto de Renda

Os contribuintes estão correndo mais este ano para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR). Até ontem no final da tarde o número de declarações enviadas pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) tinha crescido 15% ante o mesmo período de 2006. Segundo a Receita, 4,85 milhões de contribuintes já acertaram as contas com o Fisco neste ano. Quem entrega primeiro tem prioridade na hora de receber a restituição do IR.

No entanto, ainda existem 1,14 milhão de declarações dos anos de 2002 a 2006 retidas em malha fina. A revelação causou desconforto para a Receita, que divulgou ontem nota justificando que ?a declaração só é retida quando há suspeita de irregularidades graves ou tentativas de fraude?. O secretário-adjunto da Receita, Paulo Ricardo Cardoso, ressaltou que é dever da Receita reter essas declarações para exame mais detalhado, sob pena de o órgão cometer crime contra o Estado ao liberar documentos irregulares.

De acordo com os dados da Receita, a cada ano, em média, são retidas 7% das declarações enviadas. Em 2005, o índice dobrou (14,51%). A Receita não explicou os motivos do aumento.

A Receita ressalta que, desde 2002, autuou 857 mil contribuintes cujas declarações apresentaram irregularidades. O valor das autuações totalizou R$ 3,18 bilhões nesse período.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo