Com apenas dez dias para o término do prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2007, ano calendário 2006, somente a metade dos contribuintes já acertou as contas com o Fisco. De acordo com dados da própria Receita Federal, dos 23,5 milhões de contribuintes brasileiros que prestam contas este ano, somente 11,8 milhões já entregaram suas declarações.

continua após a publicidade

Especialistas ligados ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo alertam os contribuintes para que não deixem a entrega de suas declarações para a última hora, em razão do congestionamento no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). O prazo final para a entrega se encerra no dia 30 de abril. Esses especialistas alegam que a pressão do prazo final pode originar erros, ocasionar atraso na entrega, multa e ainda levar o contribuinte a cair na malha fina.

Estão obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que, em 2006, apresentaram rendimentos tributáveis superiores a R$ 14.992,32. Quem não conseguir acertar as contas com o Fisco no prazo estabelecido poderá pagar multa mínima de R$ 165,74. A multa máxima está limitada a 20% do imposto devido.

continua após a publicidade