São Paulo (AE) – A participação de produtos de audioportáteis contrabandeados atingiu metade das vendas no mercado brasileiro em 2004 e deverá alcançar 62% em 2005, o que responde a uma fatia de R$ 250 milhões, informou hoje (31) a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Para 2006, a previsão é de que praticamente a totalidade deste segmento, com valor estimado de R$ 503 milhões, seja representada por produtos importados de maneira ilegal. A Eletros ressaltou que exige e já propôs ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior medidas para inverter esta tendência, como a redução do Imposto de Importação (II) destes aparelhos dos níveis atuais de 20% e 30% – conforme o produto – para 2%.
Outra sugestão dos fabricantes de produtos de imagem e som é a redução de 20% para 2% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que entra indiretamente na composição de preços dos produtos importados, e a redução do ICMS para 12%. "A indústria eletroeletrônica considera que a melhor solução para o País é dar condições mais competitivas para a importação, de forma a trazer o comércio desses produtos para a legalidade", destacou a Eletros, em comunicado distribuído à imprensa.
De acordo com estudo da entidade, o segmento de audioaportáteis teve sua participação fortemente reduzida no total de negócios da indústria eletroeletrônica de consumo e representa atualmente apenas 4% do faturamento do setor. Em contrapartida, segundo a Eletros, 38% do mercado de radiogravadores portáteis, 80% dos rádios portáteis, 70% dos áudios pessoais MP3 e 57% dos tocadores de CDs portáteis estão na informalidade.
A associação vem alertando que esse rápido avanço do contrabando de aparelhos audioportáteis tem levado as empresas de eletroeletrônicos a reduzirem "drasticamente" o nível de produção. Com isso, a expectativa é de que, a partir de 2006, diversas linhas sejam desativadas e os produtos passem a ser totalmente importados. Fazem parte deste grupo as linhas de rádio toca-fitas de bolso, aparelhos portáteis combinados com aparelho de gravação ou de reprodução de som e rádio-relógio.