Vice-artilheiro do Campeonato Paulista com nove gols, o atacante Edmundo irá alcançar a marca de 200 jogos pelo Palmeiras na próxima quinta-feira, contra o América, em São José do Rio Preto pelo Estadual. Com isso, a diretoria da equipe do Palestra Itália decidiu homenagear o ídolo momentos antes do confronto começar – ele vai receber uma bandeja de prata.

continua após a publicidade

Prestes a completar 36 anos – fará aniversário no dia 2 de abril -, Edmundo já balançou as redes do adversários com camisa palmeirense em 91 oportunidades, segundo dados divulgados no site oficial da equipe paulista. Os 199 jogos em que o atacante esteve em campo foram válidos pelo Campeonatos Paulista, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e amistosos.

Um dos maiores ídolos da atualidade no Palmeiras, Edmundo foi contratado pela primeira vez em 1993 junto ao Vasco. A sua estréia no time da Capital de São Paulo aconteceu no dia 27 de janeiro daquele ano, na vitória sobre Marília por 2 a 1, com dois gols do também ídolo Evair – o ex-jogador é atualmente auxiliar-técnico de Nelsinho Baptista na Ponte Preta. Passando por um grande momento na carreira, o camisa 7 já marcou nove gols neste Paulistão, atrás apenas de Somália (São Caetano) – o santista Cleber Santana também soma nove gols.

No último sábado, o veterano jogador anotou um gol e deu assistência para outros dois na vitória sobre o Marília por 3 a 2. O resultado manteve a equipe dirigida pelo técnico Caio Júnior na quarta colocação, ocupando a zona de classificação às semifinais do torneio. Por causa de uma tendinite no joelho direito, ele ficou de fora de algumas partidas e voltou justamente no clássico com o Corinthians, quando o time alviverde ganhou por 3 a 0, com dois gols do jogador.

continua após a publicidade

Sem a mesma velocidade e agilidade do tempo em que foi bicampeão brasileiro pelo Palmeiras (1993 e 94), Edmundo tem atuado como meia-atacante nessa sua segunda passagem no time. Ao lado do chileno Valdivia, ele tem sido o responsável pela criação das jogadas do clube do Palestre Itália.

Além de jogar na equipe palmeirense, Edmundo já defendeu o Vasco Flamengo, Corinthians, Fiorentina (Itália), Santos, Tokyo Verdy (Japão), Urawa Red Diamonds (Japão), Fluminense, Nova Iguaçu e Figueirense. Pela seleção brasileira, ele foi vice-campeão mundial em 1998, na Copa da França.

continua após a publicidade