Introdução às Técnicas de Gestão Cultural:
- Considerações gerais sobre arte e cultura.
- Os números da indústria cultural no Brasil e sua importância como fator de desenvolvimento social.
- As principais dificuldades da produção cultural brasileira. O preconceito contra a arte e o artista.
- A falta de profissionalização e a formação inadequada de agentes e produtores culturais.
- A responsabilidade social na produção cultural.
- A interação da cultura com os demais segmentos e setores da sociedade.
- A Cultura X Turismo; Cultura X Educação; Cultura X Meio Ambiente; Cultura X Saúde e Cultura X Política.
Gestão Cultural:
- Etapas da produção cultural.
- Considerações gerais.
- Transformando idéias em projetos culturais.
- O planejamento de projetos culturais e sua organização.
- Os principais passos do planejamento.
- A coleta de dados e a pesquisa de mercado.
- O estudo de viabilidade.
- Definição de objetivos e metas.
- O planejamento estratégico.
- A confecção do projeto e suas características.
Leis de Incentivo à Cultura:
- Evolução histórica das leis de incentivo à cultura no Brasil e no mundo.
- O princípio da renúncia fiscal e seus benefícios.
- A Lei Rouanet, suas principais características e como ela funciona.
- Características, formulários e documentação exigida para apresentação de projetos.
- O processo de captação de recursos e a prestação de contas.
- Rápida abordagem sobre as leis estaduais e municipais de incentivo à cultura e suas vantagens e desvantagens.
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