Consumidores com renda mais baixa são maioria dos inadimplentes

São Paulo – Pesquisa realizada pela Telecheque, empresa especializada na concessão de crédito ao varejo, constatou que o problema da inadimplência está mais concentrado entre os consumidores com faixa de renda entre R$ 350 e R$ 700, ou seja, parte dos trabalhadores da classe D e da classe E, que já são 22% do total dos inadimplentes do Brasil. Para consolidar o estudo, a empresa ouviu 988 consumidores inadimplentes entre julho e agosto – 50% homens e 50% mulheres.

"O processo de bancarização da população brasileira fez grandes progressos nos últimos anos, principalmente devido à concorrência acirrada entre as instituições financeiras, que descobriram nos brasileiros com renda mais baixa um público a ser explorado e melhor aproveitado como seus clientes", afirma José Antônio Praxedes, vice-presidente da Telecheque.

O segundo patamar de renda com maior número de inadimplentes é o de R$ 700 a R$ 1050, que inclui 21% dos consumidores com nomes nos cadastros de restrição de crédito.

A pesquisa também procurou saber a ocupação dos inadimplentes. De acordo com o estudo, 43% estão empregados em empresas privadas, mas os profissionais autônomos já chegam a 23% do total dos inadimplentes.

Mas qual o motivo da inadimplência? Para 42% dos pesquisados, o descontrole financeiro foi o que os levou à condição de inadimplentes. Já o empréstimo do nome para terceiros figurou como a segunda razão da inadimplência (13%), seguida do desemprego (10%).

Perfil do inadimplente das classes D e E

Segundo a pesquisa da Telecheque, a maioria dos consumidores inadimplentes com faixa de renda entre R$ 350 e R$ 700 tem idade entre 21 e 30 anos (50%), são casados (47%), do sexo feminino (55%), possuem o Ensino Médio Completo (45%) e estão empregados em empresas privadas (53%). Ainda de acordo com o estudo, 76% das compras que geraram inadimplência variaram entre R$ 50 a R$ 399 e foram feitas para pagamento à vista (63%).

Os segmentos que sofreram maior impacto com a inadimplência por conta desses consumidores foram os supermercados (28%), confecções (20%) e postos de combustível (12%).

Dados estatísticos

"A pesquisa foi realizada pela TeleCheque. Amostra probabilística com 988 pessoas inadimplentes usuários do meio de pagamento cheque no Brasil, que não, necessariamente, são inadimplentes nessa forma de pagamento. Entrevistas pessoais realizadas entre 20 de agosto à 31 de Setembro de 2006. A margem de erro da pesquisa é de 3%."

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