Apesar dos recentes índices favoráveis à retomada do crescimento econômico, os consumidores brasileiros ainda estão pessimistas com a economia. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) do segundo trimestre de 2004 voltou a registrar queda de 2,3% em relação ao trimestre anterior, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Industria (CNI). O levantamento foi feito com base em dados do Ibope coletados junto a duas mil pessoas.
Todos os dados que compõem a pesquisa, como satisfação com a vida, nível de compras, inflação, renda geral e renda própria, apresentaram variação negativa, com exceção do item desemprego.
Segundo o coordenador da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, ainda há um descompasso entre as expectativas do setor privado e as dos consumidores, que devem começar a assimilar o reaquecimento da economia nos próximos meses.
Ainda assim, segundo o economista, ?o índice de expectativa não é encorajador, pois o crescimento da economia ainda está muito difuso?.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna