O secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, o coordenador estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Algaci Túlio e o gerente-geral de regulação e monitoramento de mercado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Pedro Bernardo, assinaram nesta quinta-feira, convênio para informar melhor o consumidor sobre medicamentos genéricos.

Na primeira fase do programa, uma equipe do Procon realizará pesquisas de campo para mapear os produtos genéricos disponíveis nas farmácias da capital, enquanto a Anvisa coletará os dados da amostragem para a segunda fase, que divulgará os preços dos medicamentos. Durante esse levantamento, Secretaria da Justiça e Procon promoverão eventos para líderes comunitários e formadores de opinião, repassando resultados parciais da pesquisa, a fim de que a população tenha acesso ao maior número de informações a respeito desses medicamentos.

“Esse convênio representa um ato de cidadania, pois viabilizará ao consumidor da classe mais baixa, ter acesso aos produtos genéricos e de preços mais acessíveis”, esclareceu Parzianello, que ainda enfatizou o compromisso do Governo do Estado em programas de políticas públicas de cidadania. O coordenador estadual do Procon ressaltou que os trabalhos beneficiarão toda a população. “A pesquisa permitirá que se conheça mais sobre os produtos genéricos e seu uso adequado”, comentou Túlio.

Pedro Bernardo destacou que o convênio é um trabalho de controle social. “Essa ação do consumidor por meio da educação e informação, promovendo a conscientização”, concluiu. O evento encerrou com um fórum de debates sobre diversos aspectos sobre medicamentos genéricos, com representantes dos sindicatos dos farmacêuticos, Conselho Regional de Medicina, Hospital de Clínicas e da Polícia Militar, Conselho Regional de Farmácia, Vigilância Sanitária do estado, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, entre outros convidados.

continua após a publicidade

continua após a publicidade