Consultores de mercado e instituições financeiras pesquisados pelo Banco Central, no fim da semana passada, elevaram a expectativa de inflação para este ano. De acordo com o Boletim Focus, distribuído nesta segunda-feira (17), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o ano em 5,70%, e não mais em 5,67% como estava previsto na semana anterior.
Houve aumento também na projeção do Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), que analisa o comportamento de preços na capital paulista: passando dos 5,33% da semana passada para 5,46%.
A previsão de IPCA para este mês subiu de 0,60% para 0,61%, e em relação a fevereiro foi de 0,57% para 0,60%. A pesquisa manteve a perspectiva de 7% para os reajustes de preços administrados e monitorados (combustíveis, telefonia, energia elétrica e outros) ao longo do ano.
De acordo com as expectativas medidas pelo Boletim Focus haverá reduções nos índices do mercado atacadista: o Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) cai de 6,46%, na pesquisa anterior, para 6,38%; e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) tem queda de 6,53% para 6,48%. Ambos fecharam 2004 acima de 12%.