As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), apresentaram crescimento em março de 4,5% sobre o mesmo período do ano passado. Em comparação com fevereiro de 2007, o incremento foi maior: 18%. As consultas ao UseCheque também aumentaram: 5,5% sobre março de 2006 e 19,9% ante o mês anterior.
O aumento é visto com bons olhos pelo presidente da ACSP, Alencar Burti. "Devido ao alongamento nos prazos do crediário e às promoções do varejo, tivemos um resultado positivo em março", afirmou, por meio de comunicado. Segundo ele, a estimativa da entidade é que em 2007 o comércio tenha um crescimento de pelo menos 5% sobre 2006. "Desde que haja continuidade na política de redução da taxa Selic (taxa básica de juros da economia)", pondera.
Os registros recebidos no cadastro de inadimplentes do SCPC, em março, cresceram 4,2% e 26,8%, respectivamente, sobre março de 2006 e fevereiro deste ano. Por sua vez, os registros cancelados aumentaram 7,1% em relação a março do ano passado e 22,6% sobre fevereiro deste ano.
Em comparação com março de 2006, observa-se uma queda na inadimplência verificada no índice maior de registros cancelados do que de registros recebidos. No entanto, com relação a fevereiro o crescimento foi maior em recebidos, o que aponta alta da inadimplência. Esta alta, entretanto, é sazonal, explica a ACSP, pois identificam os inadimplentes das compras de Natal.
No acumulado do primeiro trimestre de 2007, as consultas ao SCPC cresceram 4,7% sobre o mesmo período de 2006. Já as consultas ao UseCheque cresceram um pouco menos: 3,4%. O número de registros recebidos no cadastro de inadimplentes aumentou 6,7% nos três primeiros meses deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2006. Por sua vez, os registros cancelados cresceram 6,6% no mesmo período.