São Paulo – As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), cresceram 5% neste ano em comparação com 2004. No primeiro semestre de 2005, o crescimento foi de 6,3%, mas recuou para 3,9% no segundo semestre. Já as consultas ao UseCheque tiveram uma expansão de 3 5% neste ano em relação a 2004, com desempenho de 4,4% no primeiro semestre e queda em seguida.

continua após a publicidade

O presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, disse que os números mostram que 2005 começou bom para o varejo, mas que houve uma forte desaceleração no segundo semestre, resultando em movimento abaixo do esperado no ano.

Para Domingos, a política "excessivamente cautelosa" do Banco Central (BC) contribuiu para o "resultado medíocre" da economia. "Dizia Roberto Campos (economista) que o Brasil é o País das oportunidades perdidas e, mais uma vez, não tiramos todo o proveito de um cenário extremamente favorável. Não podemos, contudo, culpar apenas o Banco Central por esse mau desempenho, uma vez que não foram criadas condições para atrair investimentos externos, nem internos", criticou.

Além da política econômica e das denúncias de corrupção no governo do presidente Luiz Inácio Lula da silva, ele atribuiu o resultado do comércio, abaixo do esperado, a uma série de fatores: falta de infra-estrutura, tributação abusiva, burocracia excessiva, falta de regulamentação das Parcerias Público-Privadas (PPPs), indefinições sobre agências reguladoras e divergências na administração federal

continua após a publicidade