O consulado do Brasil em Londres ainda não conseguiu localizar 76 pessoas que não entraram em contato com suas famílias no Brasil após os atentados terroristas. A lista com os nomes foi entregue às autoridades britânicas para uma checagem junto às vítimas das explosões. A lista original, entregue pelo Itamaraty, tinha 87 nomes, mas onze foram localizados hoje pelo consulado, que continuará esse trabalho durante o fim de semana. Até o momento, o consulado não recebeu nenhuma informação de que brasileiros tenham sido atingidos pelos ataques. Estima-se que cerca de cem mil brasileiros residam hoje na capital britânica.

continua após a publicidade

O cônsul-geral Fernando Mello Barreto ressaltou que os 76 brasileiros não podem ser consideradas desaparecidos. "As pessoas podem ter mudado de endereço, ter saído de férias, estar na ilegalidade, enfim é muito prematuro se concluir que elas estejam entre as vítimas", disse Mello Barreto à Agência Estado. "Estou otimista de que não exista nenhum brasileiro entre as vítimas pois não recebemos nenhum pedido dos brasileiros residentes no Reino Unido sobre desaparecidos."

Ele observou que muitos nomes que constam da lista já devem ter contatados seus familiares no Brasil desde ontem. "A lista deve diminuir nos próximos dias." Segundo ele, o processo de identificação das vítimas dos atentados deverá se prolongar por um bom tempo. "Ainda temos uma situação muito complicada, com corpos ainda sendo retirados em um dos locais da explosão, nas proximidades de Russel Square", disse.

"Nos atentados em Madri do ano passado o processo foi um pouco mais rápido pois o acesso aos hospitais foi autorizado."

continua após a publicidade