Recife (AE) – O presidente nacional do PSB, deputado federal Miguel Arraes, 88 anos, está com pneumonia no pulmão direito. O diagnóstico foi feito hoje (8) pela equipe médica que o atende na UTI do Hospital Esperança, no Recife, onde ele se encontra desde a madrugada de 17 de junho. A suspeita de que ele tivesse um processo infeccioso generalizado (bacteremia) não está clinicamente descartada, mas não é o que indica seu estado de saúde, de acordo com os médicos.

continua após a publicidade

Arraes foi submetido hoje (8) a uma traqueostomia – procedimento comum em pacientes que precisam de ajuda de aparelhos para respirar por tempo prolongado. Ele está consciente. Seu estado de saúde apresentou leve melhora em relação a ontem (7) – quando teve recaída séria, voltando a ser entubado e sedado depois de quatro dias sem necessidade de auxílio de respirador e em constante recuperação. Seu estado é grave, estável.

O ex-governador foi internado com suspeita de dengue e dificuldade respiratória, que complicou para uma infecção pulmonar muito grave. Nesse período de internação, ele já teve colocado marca-passo, foi entubado, fez sessão de hemodiálise e ainda se submete a tratamento com antibióticos. Ele conseguiu superar cada um dos problemas que foram surgindo e a expectativa nesta semana, era a de que ele começasse a caminhar e em breve ter alta da UTI. Na manhã de ontem (7) teve complicação respiratória e arritmia cardíaca. Foi descartada embolia pulmonar e os médicos passaram a investigar novo processo infeccioso. Miguel Arraes fuma há 72 anos.

continua após a publicidade