Brasília – O governo repassou nesta semana R$ 63.652.926,66 para 25 Consórcios Sociais da Juventude, que permitirá o treinamento de 35.805 jovens. A expectativa é que 30% desses jovens (11.575) consigam um emprego depois de concluir o curso.

continua após a publicidade

A coordenadora-geral dos Consórcios Sociais da Juventude, Luciana Tannus, informa que em janeiro começou o treinamento referente aos convênios firmados em várias cidades do país em 2005. Segundo ela, para este ano a meta é firmar novos convênios, que vão permitir treinar mais 25 mil jovens. Com isso, o programa capacitará neste ano 60 mil jovens entre 16 e 24 anos.

O Consórcio Social da Juventude faz parte do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego e tem como objetivo qualificar jovens em situação de risco. Os cursos têm duração de 400 horas/aula, ministradas de quatro a seis meses, em dois módulos. No primeiro, o jovens aprendem noções de informática, educação ambiental, apoio à elevação da escolaridade, ética, cidadania, valores humanos, cooperativismo e economia solidária. Na segunda etapa, os jovens têm acesso a oficinas de cursos profissionalizantes, obedecendo à demanda de emprego do mercado local.

Durante o curso os jovens recebem auxílio financeiro de R$ 600,00 em quatro, cinco ou seis parcelas, dependendo da duração. Os jovens têm de prestar serviço voluntário nos finais de semana na própria comunidade onde moram.

continua após a publicidade

A oportunidade de fazer um curso de treinamento profissional vai aumentar as chances da estudante Rosane Pereira da Costa, de 17 anos, que mora na cidade de Águas Lindas, em Goiás, de arrumar um emprego.

Rosane iniciou no dia 16 de janeiro o curso de qualificação profissional do consórcio social da Juventude, que tem duração de quatro meses. Ela conta o que vem aprendendo nas aulas. "Eu vou fazer o curso profissionalizante na área de informática. Nos finais de semana vou prestar serviços comunitários numa creche aqui de Águas Lindas" explica a estudante.

continua após a publicidade

Parte do auxílio financeiro que Rosane vai receber do programa Consórcio Social da Juventude vai servir para ajudar sua família.

"Vou ajudar em casa, mas também vou guardar um pouco do dinheiro para pagar um curso de inglês. Após concluir o curso, eu espero arrumar um emprego, mas não quero me acomodar.Vou cuidar do meu futuro para que eu possa pagar a minha faculdade".