A escrita de um texto é o registro da expressão de idéias, sentimentos e experiências internalizadas. A aquisição das habilidades necessárias de conhecimento, para que a criança torne-se escritora, ocorre ao longo do tempo.
Depende não só do conhecimento estruturado da língua, mas também da oralidade, do modo como a criança manifesta suas idéias e opiniões e do uso dessas manifestações escritas no cotidiano, apresentadas a ela, num primeiro momento, pela sociedade.
Para aprender a escrever é preciso ter acesso à diversidade de textos escritos, bem como aos processos de comunicação e cognição. A criança precisa perceber que o texto tem uma função social, pois transmite uma mensagem significativa à sociedade.
Para o desenvolvimento da linguagem, toma-se como ponto de partida o texto, pois somente ele tem significado. O texto, assim analisado, deixa de ser uma simples estrutura de regras a serem aprendidas e torna-se uma referência social. Portanto, o contato com diferentes tipos de texto viabiliza a aprendizagem significativa.
*Renata Chaguri de Oliveira é assessora pedagógica da Editora Opet.
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