O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou há pouco requerimento prorrogando por 90 dias o prazo do processo contra o deputado José Janene (PP-PR). Neste momento, o relator do processo, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), faz a leitura do relatório. O advogado de defesa de Janene, José Rollemberg, acompanha a leitura.
Depoimentos
Jairo Carneiro disse que baseou seu relatório em depoimentos dados às comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMI) dos Correios e da Compra de Votos, ao Ministério Público da União, à Polícia Federal e ao próprio Conselho de Ética.
O relator utilizou os depoimentos do empresário Marcos Valério, acusado de ser o operador do suposto esquema do "mensalão"; da diretora financeira da empresa SMPB, Simone Vasconcellos; do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares; do assessor de Janene, João Cláudio Genu; do sócio da corretora Bônus-Banval Enivaldo Quadrado; do deputado Pedro Henry (PP-MT); do ex-deputado Pedro Corrêa; do funcionário da Executiva do PP Valmir Campos Crepaldi; do senador Sibá Machado (PT-AC), que foi testemunha de defesa do Pedro Corrêa no conselho; do advogado de defesa do Pedro Corrêa, Paulo Goyaz Alves da Silva; e do deputado Mário Negromonte (PP-BA).