Conselho de Ética do Senado marca nove depoimentos para o início da semana

Brasília – O Conselho de Ética do Senado Federal marcou para essa semana os depoimentos de nove pessoas para esclarecer denúncias contra os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Magno Malta (PL-ES) e Serys Slhessarenko (PT-MT), acusados de quebra de decoro parlamentar por envolvimento na compra superfaturada de ambulâncias com recursos de emendas parlamentares ao orçamento.

O senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do conselho, marcou para terça-feira (5) os depoimentos de Darci e Luiz Antonio Vedoin e de Ronildo Medeiros, sócios da empresa Planam, acusada de comandar o esquema da venda de ambulâncias.  

Na quarta-feira (5), foram marcado os depoimentos do presidente da CPMI dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), do deputado Lino Rossi (PP-MT), acusado de ser um dos intermediários na venda das ambulâncias no Congresso Nacional e de Marcelo Cardos Carvalho, ex-assessor do senador Suassuna, para a instrução dos processos contra os três senadores.

Também devem depor na quarta-feira, Maria da Penha Lino, ex-assessora do Ministério da Saúde; Paulo Roberto Ribeiro, genro da senadora Serys, e Ivo Spínola, genro de Darci Vedoin.

Antes dos depoimentos, o conselho fará reunião administrativa para que os relatores dos processos apresentem os planos de trabalho em relação às investigações.

O senador João Alberto já anunciou que gostaria que os trabalhos de investigação fossem concluídos até 24 de setembro, para que os processos fossem levados à deliberação do plenário antes das eleições de 1º de outubro.

O senador Jefferson Perez (PDT-AM) é o relator do processo contra o senador Ney Suassuna. O senador Demóstenes Torres (PFL-GO) é o responsável pelo processo contra o senador Magno Malta e o senador Paulo Octávio (PFL-DF) relata o processo contra a senadora Serys.

Os três senadores investigados pelo Conselho de Ética e que respondem a processo de cassação tiveram seus nomes incluídos no relatório parcial da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo