A 18ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar realizada nesta sexta-feira (11), na sede da Emater, em Curitiba, confirmou a posição do Paraná na defesa da biodiversidade agrícola. O destaque foi dado através do ?Manifesto Pelas Sementes Crioulas?, apresentado pelo conselheiro Marcelo Passos, da Rede Ecovida, que alerta para a ameaça da ?disseminação dos experimentos transgênicos sem qualquer controle do poder público?.

continua após a publicidade

Segundo o documento levado ao Cedraf, a única forma de proibir que as liberações de sementes transgênicas ocorram em locais em que se pratique a agricultura ecológica é reconhecer o direito de agricultores e consumidores não sofrerem contaminação genética.

O Cedraf foi criado através de decreto pelo governador Roberto Requião no início de sua gestão. Sua principal competência é articular as políticas agrícolas e de desenvolvimento rural reunindo em igualdade de condições 32 entidades que atuam junto à agricultura familiar das esferas públicas e privada.

Cabe à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento prestar apoio técnico, administrativo e logístico para o conselho, que tem como presidente o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Newton Phol Ribas.

continua após a publicidade

Na última reunião da atual gestão, foram apresentados os resultados dos investimentos realizados em 2006, no valor de R$ 5,9 milhões, liberados através do Ministério de Desenvolvimento Agrário. O investimento foi maior do que o estimado no início do ano devido à inclusão de oito novos projetos, que contemplam a construção de galpões para a comercialização da produção, aquisição de equipamentos como câmaras frias para frutas, pasteurização e envase de leite, veículos para o transporte dos volumes colhidos, gôndolas e balcões.

Segundo Luiz Lopes, técnico da SEAB e secretário executivo do Cedraf, todos os projetos são aprovados inicialmente pelos conselhos territoriais, o que fortalece a participação dos pequenos agricultores no desenvolvimento sustentável das regiões.

continua após a publicidade