Conselho aprova requerimento para processar deputado do PP

Brasília (AE) – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou hoje vários requerimentos para a instrução do pedido de cassação contra o deputado Pedro Henry (PP-MT), demonstrando uma mudança nos rumos do processo.

Na semana passada, deputados e o relator do requerimento de nulidade do mandato, Orlando Fantazzini (Psol-SP), declaravam que o caso de Henry poderia ser resolvido rapidamente, uma vez que contra ele pesava apenas a palavra do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Fantazzini afirmou que uma leitura mais atenta do processo e da denúncia contra Henry o levou a tomar as providências para a instrução da ação. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou hoje a solicitação do relator do requerimento de nulidade do mandato do deputado do PP do Mato Grosso para que a Polícia Federal (PF) envie toda a documentação a lista de sacadores e a cópia dos depoimentos que forem relacionados à empresa Bônus Banval, a corretora que teria sido usada pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para fazer repasses de recursos ao PP e ao PL.

Outro pedido aprovado pede que a Receita Federal envie a cópia da declaração de renda de Henry e do assessor do líder do PP na Câmara, José Janene (PR), João Cláudio Genu.

Além disso, o Conselho de Ética e Decoro deverá ouvir os depoimentos de Janene, Genu, do presidente nacional do PP, deputado Pedro Corrêa (PE), do ex-deputado Benedito Domingos (PP-DF) e do deputado Robson Tuma (PFL-SP), relator dos processos de cassação na Comissão de Sindicância criada no âmbito da Mesa Diretora da Casa.

O depoimento de Tuma será para ele explicar os motivos que o levaram a manter o nome do deputado do PP entre os que deveriam ser processados por falta de decoro parlamentar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo