O Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu manter para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, o formato das Eliminatórias utilizado nas últimas duas edições, com as dez seleções do continente se enfrentando em turno e returno, com 18 rodadas de jogos.
"Será o mesmo calendário das Eliminatórias anteriores, mas adequado para rodadas duplas", adiantou o presidente da Federação Venezuelana, Rafael Esquivel, que está em Caracas para participar do sorteio da Copa América, que acontece hoje à noite. O formato desagrada principalmente aos clubes europeus, pelo excesso de vezes em que são obrigados a ceder seus jogadores.
Se a ordem dos jogos for a mesma dos últimos calendários, a primeira rodada terá os seguintes confrontos: Colômbia x Brasil, Equador x Venezuela, Argentina x Chile, Peru x Paraguai e Uruguai x Bolívia. O formato foi criado para a Copa de 1998, mas daquela vez contou com nove seleções, já que o Brasil tinha a classificação assegurada.
A data de início das Eliminatórias ainda não foi confirmada, mas alguns membros da Conmebol revelaram que os primeiros jogos devem ser disputados entre setembro e outubro deste ano. Os quatro primeiros colocados das Eliminatórias se classificam para a Copa. O quinto na classificação terá de disputar a repescagem contra uma seleção da Concacaf.