O 3º Congresso de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, que reúne 350 professores do ensino fundamental de 29 municípios, em Umuarama, tem como enfoque principal a inclusão social de alunos com necessidades especiais. O encontro é uma promoção do Ministério da Educação (MEC/Pnud) e da Secretaria de Desenvolvimento Social de Umuarama, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação.
De acordo com a chefe do Departamento de Educação Especial da Secretaria, Angelina Matiskei, as ações regionalizadas que têm sido desenvolvidas são de extrema importância para a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular. ?Isso completa o esforço e o trabalho realizado em prol da inclusão?, acredita. Os debates se estendem até quinta-feira (23) na sede da Fundação Cultural da cidade.
?Estamos percorrendo o Estado com este objetivo?, pontua, e diz que serão oito encontros regionais que envolverão todos os municípios em um projeto integrado com o MEC. ?A proposta é de repassar aos professores responsáveis pela alfabetização, informações necessárias em todas as áreas da deficiência e também no que diz respeito a diversidade humana?, explica.
Segundo a técnica, a inclusão de alunos com necessidades especiais ocorre a passos largos no Paraná. ?De 2002 até 2006 tivemos um aumento de 87% das matrículas das crianças com necessidades especiais no ensino regular. Nunca o ensino do Estado teve um acréscimo tão substancial e em tão pouco tempo?, destaca.
Na opinião de Angelina, este aumento acentuado ocorre no Estado por conta de conquistas como o concurso público para professores do ensino especial e a expansão da rede de apoio, que é composta por salas de recursos e atendimentos, professores de apoio, inclusive de enriquecimento curricular não apenas para alunos com necessidades especiais, mas também para alunos com superdotação e altas habilidades.
Para Maria Aparecida Pereira, professora da Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, de Umuarama, e da Pré Escola Municipal Criança Feliz, de Maria Helena, eventos como este são de grande importância para os professores. ?Aqui, estamos adquirindo informações que serão úteis para o dia-a-dia na escola?, avalia.
Já Cleuza Viana, coordenadora pedagógica da Escola Municipal São Cristóvão, de Umuarama, disse que o encontro é importante pelo motivo de que ainda há professores que não sabem como atender os alunos com necessidades especiais e aonde buscar auxílio para isto. ?Antes a inclusão não era feita, mas agora está sendo feita. Por isso é importante que todos saibam como agir?,afirma. ?Este tipo de evento dá continuidade ao processo de inclusão?, acredita.