Rio de Janeiro – Cerca de 10 mil especialistas em saúde pública do mundo participam, ao longo desta semana, do 11o Congresso Mundial de Saúde Pública. O evento, que será aberto hoje (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Riocentro, ocorre paralelamente ao 8o Congresso Brasileiro de Saúde Pública. O ministro da saúde, Agenor Álvares, também deve participar da cerimônia.
A partir do tema principal ?Saúde Coletiva em um mundo globalizado?, autoridades nacionais e internacionais vão debater e propôr ações estratégicas, com o objetivo de desenvolver uma agenda global de saúde pública. Nos cinco dias de congresso, serão apresentados mais de nove mil trabalhos científicos.
Avanços e novidades na prevenção e no combate à aids, a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a outras epidemias; gripe aviária; gravidez precoce; desnutrição e obesidade serão alguns dos temas discutidos. Os especialistas também tratarão de questões como violência, exclusão social e seus desdobramentos no sistema público de saúde, além do impacto dos agrotóxicos na saúde pública.