Monitorar o ambiente nas vertentes tecnológica, social, política e econômica para a obtenção e análise de informações que possam apoiar decisões estratégicas por parte das organizações. Esta é a essência da chamada Inteligência Competitiva tema central do I Congresso Ibero Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, aberto nesta terça-feira (29), no Cietep, em Curitiba e que prossegue até quinta-feira (31). Pesquisadores e profissionais em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva da América Latina, Espanha e Portugal estão discutindo temas como a democratização da informação e do conhecimento, estratégias e sustentabilidade. A promoção é do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
"Este novo campo da Gestão do Conhecimento é uma aptidão a ser desenvolvida nas empresas e na área pública com vistas à produtividade sistêmica", disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, na abertura do evento. Para ele, a produtividade sistêmica é o grande desafio no novo estágio da globalização e é um imperativo econômico e social. "As organizações não podem mais se pautar por conceitos meramente financeiros, de curto prazo, e desconectados da sociedade", disse. É preciso buscar o crescimento com sustentabilidade e é necessária uma articulação de toda a sociedade para que as novas linhas de gestão e todo o potencial que existe no País nesta área possam se manifestar", destacou o presidente da Fiep.
O presidente da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic), Julio Reis, disse que a Inteligência Competitiva começou a ser praticada a partir da Segunda Guerra Mundial principalmente pelo Japão, Alemanha e Estados Unidos. "Estes países alavancaram sua produtividade fazendo uso da informação", disse Reis. Segundo ele, a essência da Inteligência Competitiva é a obtenção e análise de informação para apoio à decisão estratégica. "A Inteligência competitiva tem foco no ambiente externo. Por meio da percepção do que acontece externamente se identifica o que pode impactar o desempenho e a competitividade da organização", observa Reis.
Paulo Okamoto, presidente do Sebrae Nacional, parceiro na realização do evento, informou que a instituição está buscando parcerias estratégicas e desafiando as universidades e o serviço público para que os empreendedores brasileiros possam desenvolver empresas inovadoras e competitivas. "A taxa de mortalidade das empresas é muito grande no Brasil. A maioria delas não sobrevive mais que dois anos. E nós sabemos que é só por meio da informação que as empresas poderão sobreviver", disse Okamoto.
Nesta quarta e quinta-feira, o GeCIC prossegue com a apresentação de casos de sucesso de empresas que, por meio da Inteligência Competitiva, conseguiram se diferenciar e crescer no mercado.
Três eventos estão acontecendo paralelamente ao Congresso. Organizado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) acontece o 5º KM -Knowledge Management (Gestão do Conhecimento) Brasil 2006 – que apresenta trabalhos inscritos, palestras e painéis sobre o tema.
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizam o 7º Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento enquanto a Associação Brasileira de Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC) realiza o III Encontro Nacional da ABRAIC (ENA)/II Prêmio de Inovação em Inteligência Competitiva – com a finalidade de estimular a pesquisa na área de Inteligência Competitiva (IC).
A Temática Comum trata dos aspectos relevantes, de interesse geral dos congressistas, parceiros e patrocinadores – representando o governo, a iniciativa privada e o terceiro setor e serão desenvolvidos em palestras e painéis.
Os Temas Livres distribuem-se nas áreas de Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, e Inteligência Competitiva – Organizacional, Tecnológica, Empresarial e estão sendo apresentados em português ou em espanhol e estão disponíveis para consulta no site do GeCIC: www.gecic.com.br
Serviço:
I Congresso Ibero-Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (GeCIC)
Data: 29, 30 e 31 de agosto.
Horário: 08h30 às 17h00
Local: Centro de Exposições do Cietep – Av. Comendador Franco, 1341
Jardim Botânico – Curitiba – PR
Informações: (41) 3022-1247