Maringá estará recebendo, entre os dias 18 e 20 de abril, durante o 35º Congresso Paranaense de Cardiologia, especialistas de vários estados brasileiros, para discutir formas de implementar medidas de prevenção para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares e consequentemente o número de mortes.
?Hoje são aproximadamente 300 mil mortes/ano ou mais de 800 mortes/dia causadas por doenças cardíacas. Há uma expectativa de que, nos próximos 30 anos, caso não sejam implementadas medidas preventivas junto á população, este número dobre?, disse o presidente do Congresso, o cardiologista Abdol Hakim Assef.
Neste Congresso, além da discussão das formas de prevenção, serão apresentados novos métodos de investigação e avanços no tratamento das doenças cardiovasculares. Serão apresentados novos medicamentos no tratamento do tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade. Na área da cirurgia cardíaca, novas técnicas que possibilitam um menor risco e recuperação mais rápida dos pacientes. O uso de Stent ? prótese utilizada para desobstruir artérias?será amplamente discutido, em várias sessões, como tratamento substituto em doenças que anteriormente eram tratadas somente com cirurgia.
?Será uma oportunidade de discutir e realizar uma troca de experiência, com os mais renomados profissionais que atuam na área, propiciando uma atualização científica a todos aqueles que trabalham com o paciente cardiológico?, finaliza o cardiologista.