Congressista americano faz história se declarando ateu

A Associação Humanista Americana elogiou nesta terça-feira (13) o deputado Pete Stark por ter admitido publicamente que não acredita em um ser supremo. A declaração o torna, segundo a associação, a mais alta autoridade eleita – e o primeiro congressista – a se declarar ateu nos Estados Unidos. A organização fez publicar hoje no Washington Post uma propaganda elogiando o democrata da Califórnia pela ação.

"Com o corajoso anúncio público de Stark de seu ateísmo, esperamos que ele se torne uma inspiração para outros que têm escondido suas conclusões por tempo demais", disse o diretor-executivo Roy Speckhardt num comunicado.

As crenças de Stark ganharam atenção depois que a Coalizão Secular para a América ofereceu um prêmio de US$ 1.000 a quem identificasse o "o mais alto ateísta, agnóstico, humanista ou qualquer tipo de não crente atualmente exercendo um cargo público eleito nos Estados Unidos". O diretor associado Ron Millar disse ao Los Angeles Times que o objetivo do grupo era destacar a dificuldade que políticos têm em declarar que não acreditam em Deus nos EUA.

Um membro dos Ateístas Americanos da Califórnia nomeou Stark. "Não pensávamos que apareceria o nome de qualquer integrante do Congresso", afirmou Millar. Stark, do distrito da Baía de São Francisco, confirmou sua posição. Ele se declarou um "unitarista que não acredita num ser supremo". "Ficarei feliz em trabalhar com a Coalizão Secular para parar com a promoção de estreitas crenças religiosas na ciência, casamentos, entre os militares e no oferecimento de serviços sociais", escreveu.

Os Unitaristas Universais se descrevem como não crentes, permitindo que seus seguidores definam suas crenças com base na experiência pessoal e não por imposição autoritária de uma crença religiosa. Alguns membros acreditam em Deus, outros não. Stark está na Câmara dos Representantes desde 1973.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo