No dicionário corporativo, o termo MBA tem peso cada vez maior, como reflexo da nova realidade das empresas e os desafios inerentes a uma conjuntura pós-crise financeira internacional, fenômeno que forçou reposicionamento estratégico global das corporações. Para o profissional, MBA tem um peso positivo no currículo, mas muita gente ainda não sabe o que significam essas três letras. Outras pessoas sabem o que é, mas ainda não tem referências de como escolher o melhor MBA, onde ou qual o seu custo.
“MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em Português, Mestre em Administração de Negócios”, esclarece a jornalista Maria Tereza Gomes, autora do livro O guia dos MBAs, em entrevista publicada no portal Catho Online. “Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, onde são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade etc”, completa.
Para quem considera empecilho o custo e o tempo necessário dispendidos numa MBA, a jornalista avalia que os resultados sempre costumam recompensar. “Nunca encontrei ninguém que tivesse se arrependido de ter feito um MBA. As recompensas para a carreira variam muito de profissional para profissional, mas um diploma de MBA abre portas para a vida de qualquer executivo, de um modo geral”, enumera.
Se o profissional consegue fazer este curso fora País, a valorização é ainda maior. “Um MBA fora do país faz ainda mais diferença. Ganha-se experiência em outra cultura, faz-se amigos de todo o mundo e, aí sim, o período de estudante é freqüentemente descrito como o melhor ano da vida daquela pessoa”, explica Maria Tereza Gomes.
Tantas vantagens empurram cada vez mais pessoas a buscar esta pós-graduação. Nunca tantos brasileiros estão buscando cursar MBA. De acordo com a jornalista, segundo pesquisas recentes de uma consultoria de RH de São Paulo, o número de brasileiros cursando MBA cresceu cerca de 620%, entre 1991 e 1998, numa análise nas 12 escolas de renome, em todo o mundo.
Tanta procura, acabou gerando uma demanda por informações sobre o tema e foi aí que surgiu o projeto de escrever o livro
O guia dos MBAs, publicado pela Editora Campus. “A minha proposta com o livro é dar aos leitores as principais informações sobre como fazer um MBA, como ser aceito numa boa escola, o que ele vai aprender lá, como pagar o curso e, no meio de tudo isso, citar exemplos de brasileiros que fizeram, ou estão fazendo, um MBA fora do Brasil.
O objetivo do livro realmente é servir como um guia quando o assunto for MBA, inclusive para ajudar os indecisos na sua escolha e para preparar os que já estão decididos. Estes últimos precisam saber como entrar na melhor escola de acordo com o tempo que dispõe, de acordo com as necessidades da sua carreira e com o dinheiro para investir no curso”, define.